Disfunções Sexuais

O que são?

Disfunções sexuais são um vasto grupo de condições médicas, algumas que afetam homens, outras que afetam mulheres, que têm impacto em sua vida sexual.

Disfunção sexual em mulheres

São problemas recorrentes em relação desejo, excitação, orgasmo ou dores durante o ato sexual que causam desgaste, sofrimento ou incapacidade de sentir prazer.

Disfunção sexual em mulheres incluem, além de outros sintomas:

• Dor na relação sexual (vestibulite valvar, dispareunia, vaginite)
  • Distúrbios do orgasmo
  • Disfunções de excitação
  • Distúrbios de desejo
  • Distúrbio de excitação genital persistente

Muitos fatores podem contribuir para distintos tipos de disfunção sexual. Estes podem ser fatores psicológicos e físicos, sendo que fatores psicológicos podem causar mudanças físicas e vice-versa. Outros fatores podem estar mais relacionados ao contexto (ambiente, situação, parceiro) ou ao uso de drogas.

Fatores psicológicos incluem abuso prévio (na adolescência ou infância), ansiedade, depressão, medo de intimidade, medo de perder o controle, baixa auto-estima, dentre outros.

Fatores situacionais incluem distrações, problemas relacionais, contexto cultural que restringe expressão sexual.

Fatores físicos incluem vaginite, anormalidades nos órgãos genitais, falta de higiene, fadiga, infecções, dentre outros.

Algumas drogas que podem ocasionar disfunção são: álcool, anticonvulsivantes, beta bloqueadores, antidepressivos e opioides.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir da discussão do histórico médico e sexual e por meio de um exame pélvico.

Tratamento

Para tratar disfunção sexual em mulheres,  algumas das recomendações são:

• Psicoterapia
  • Prática de hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos
  • Uso de dispositivos sexuais
  • Uso de lubrificantes sexuais

Disfunção sexual em homens

Em homens, disfunção sexual refere-se a dificuldades em engajar em atividades sexuais. Essa disfunção engloba uma série de distúrbios que afetam:

• Libido
  • A capacidade de atingir ou manter uma ereção (disfunção erétil ou impotência)
  • A capacidade de ejacular
  • A capacidade de atingir uma ereção sem uma deformidade no pênis
  • A capacidade de atingir o orgasmo

Distúrbios de ejaculação são o tipo mais comum de disfunção sexual sofrida por homens. Esses incluem:

• Ejaculação precoce
  • Ejaculação na bexiga (ejaculação retrógrada)
  • Incapacidade de ejacular (anejaculação)

Disfunções sexuais são mais comuns em homens de meia idade e idosos.

As causas podem ser físicas, psicológicas ou uma combinação de ambos. Homens muitas vezes pressionam-se ou sentem-se pressionados por um parceiro ou parceira para ter uma boa performance sexual. Tal ansiedade pode levar a problemas e piorar a capacidade de um homem de achar relações sexuais prazerosas.

Outras origens psicológicas podem incluir: problemas de relacionamento, ansiedade, depressão, culpa, ignorância sobre comportamento sexual e experiências traumáticas.

Origens físicas incluem: problemas cardiovasculares, tabagismo, uso de álcool, distúrbios do sono, cirurgias, obesidade e diabetes.

Fatores de risco

Uso de álcool e tabaco, lesões (principalmente lesões nervosas), uso de antidepressivos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos, estresse, ansiedade e depressão, condições cardiovasculares e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de disfunções sexuais.

Diagnóstico

O diagnóstico de disfunção sexual depende de qual ou quais distúrbios a pessoa sofre. O diagnóstico para disfunção erétil inclui: exame físico, exame de sangue, exame de urina, ultrassom e exames psicológicos.

Tratamento

Primeiramente tenta-se tratar a origem do problema. Dependendo da causa e da severidade da disfunção, pode-se usar tratamento farmacológico para garantir ereções, por exemplo, ou utilizar implantes ou bombas penianas.

1. http://www.thelancet.com/series/sexual-dysfunction
  2. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/female-sexual-dysfunction/symptoms-causes/syc-20372549
  3. https://www.msdmanuals.com/home/women-s-health-issues/sexual-dysfunction-in-women/overview-of-sexual-dysfunction-in-women
  4. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/erectile-dysfunction/symptoms-causes/syc-20355776